Lugares de cinema
Locais e espaços onde se passaram cenas de filmes na AML.
Pontos de interesse
-
"A Caixa" (1994)Grande parte do filme, de Manoel de Oliveira, é passado nas Escadinhas de São Cristóvão.
-
"Um Filme Falado" (2003)Neste filme, de Manoel de Oliveira, uma mãe leva a filha de sete anos num cruzeiro pelo Mediterrâneo. A visita a diversos locais e monumentos históricos é pretexto para variadas reflexões. O cruzeiro começa em Lisboa e a passagem pelo Padrão dos Descobrimentos dá lugar à invocação da História de Portugal, incluindo mitos e lendas sobre o Infante Dom Henrique.
-
"O Convento" (1995)O filme de Manoel de Oliveira passa-se na Serra da Arrábida, sobretudo no Convento dos Capuchos.
-
"Recordações da Casa Amarela" (1989)O filme de João César Monteiro, começa com um travelling sobre Lisboa, filmada do Tejo do Terreiro do Paço à Madre de Deus.
-
"Os Amantes do Tejo" (1955)De Henri Verneuil. O francês refugiado em Lisboa, que virá a conhecer uma femme fatale numa trágica história de amor, é taxista e por isso o filme contém muitas cenas em Lisboa, incluindo a Baixa. Para além disso, os amantes passeiam-se de cacilheiro, com cenas no Terreiro do Paço e na estação dos barcos da Trafaria.
-
"A Cidade Branca" (1983)De Alain Tanner. São filmados locais como o Cais do Ginjal ou a Ponte 25 de Abril. Muitas cenas passadas em Lisboa, à beira-rio, na Baixa e em Alfama.
-
"Zéfiro" (1994)Um filme de José Álvaro Morais, em que se olha para o Sul a partir de Lisboa e em que o mote é dado por uma travessia do Tejo.
-
"Os Mutantes" (1998)Uma das cenas mais marcantes do filme de Teresa Villaverde passa-se num cacilheiro, durante uma travessia do Tejo, entre Lisboa e Cacilhas.
-
"Madragoa" (1952)Grande parte do filme, de Perdigão Queiroga, é passado na Madragoa.
-
"O Miúdo da Bica" (1963)De Constantino Esteves, É a história do Fernando Farinha e passa-se na Bica e à beira-rio, em várias casas de fado e bares.
-
"Comboio Nocturno Para Lisboa" (2012)De Bille August. O filme protagonizado por Jeremy Irons envolve várias cenas da cidade de Lisboa, tal como o icónico Miradouro de Santa Catarina.
-
"A Nona Porta" (1999)Realizado por Roman Polanski e protagonizado por Johnny Depp, o filme regista imagens em Sintra. As filmagens foram feitas no Hotel Central, na Estrada da Pena e no Chalet Biester, que recebe um grande enfoque.