Pão
O pão é um alimento central na cultura alimentar portuguesa. Os cereais tradicionais utlizados eram o trigo, o centeio e o milho. Na região de Lisboa o trigo sempre foi o cereal mais apreciado e, outrora, a sua cultura era visível nos campos em redor da cidade. Atualmente muitos, para além destes, outros cereais são utilizados, tendo-se recuperado variedades antigas e recorrendo cada vez mais a farinhas integrais e biológicas, consideradas mais saudáveis. Existem boas e modernas padarias em Lisboa e por toda a AML. De entre os diferentes tipos de pães tradicionais da AML destacam-se o pão de Mafra, de Alfarim (Sesimbra) e de Palmela, todos confecionados com farinha de trigo.
Pontos de interesse
-
Mafra, Barril, Carvalhal e EncarnaçãoO pão de Mafra é o que apresenta maior notoriedade em toda a região de Lisboa. Barril, Carvalhal e Encarnação são as localidades onde esta atividade tem mais relevância.
-
Mercado Municipal de MafraComercialização do Pão de Mafra
-
Mercado Municipal da EriceiraComercialização do Pão de Mafra
-
Alafarim, Sesimbra, Segredos da Terra – Produtos Regionais de SesimbraComercialização do Pão de Alafarim e Sesimbra
-
Mercado Municipal de SesimbraComercialização do Pão de Alafarim e Sesimbra
-
Lagoinha, PalmelaEm Palmela, o Centro de Moinhos Vivos mantém dois moinhos em laboração, comercializando pão de farinha de trigo deles proveniente e cozido em forno de lenha.
-
Moinhos de Vento da Serra do Louro, PalmelaOs Moinhos de Vento da Serra do Louro apresentam ainda um elevado valor patrimonial e cénico, dada a paisagem que daí se avista.