Galerias de Arte Pública ao Ar Livre
Passeio pedestre em locais decorados por artistas de arte urbana. As várias obras que dispõem transformam-nos em galerias de arte a céu aberto. Possibilidade de estar em contacto com a cultura local. São ainda incluídos alguns eventos de street art.
Pontos de interesse
-
À Babuja – Festival de Street Art do SeixalAs ruas do núcleo urbano antigo do Seixal acolhem o mais recente projeto de arte urbana promovido pela autarquia. O festival apresenta várias intervenções em espaços públicos de pequena e grande visibilidade, da responsabilidade dos artistas convidados, acompanhadas por jovens do concelho, transformando espaços numa grande galeria em construção e ao ar livre. Saber mais: http://www.cm-seixal.pt/babuja-festival-de-street-art-do-seixal/2018/babuja-festival-de-street-art-do-seixal. Datas de referência: início de julho. Duração aproximada: 4 dias.
-
ADAOA Associação para o Desenvolvimento das Artes e Ofícios é um berço para a criatividade de artistas plásticos, arquitetos, músicos e performers. Frequentemente, os espaços da ADAO assumem o formato Open Day, sendo uma oportunidade de visita. Saber mais: https://www.adao2830.org/
-
AlmadaA arte urbana tem uma forte presença em Almada. Até recentemente, o concelho promoveu eventos como a Mostra de Graffiti de Almada, que contou oito edições e caracterizou as ruas de Almada.
-
AmadoraA Amadora é uma das cidades percursoras na dinamização da arte urbana. O legado da pintura mural e os mais de 100 registos desta prática na cidade, tornam a Amadora numa referência da expressão artística no espaço público e na cultura urbana da Grande Lisboa. Saber mais: http://geoportal.cm-amadora.pt/graffiti/Arte_Urbana/index.html
-
BarreiroA proliferação de arte urbana no Barreiro foi impulsionada pelo projeto Art In Town, em que a Câmara Municipal desafia a Associação ADAO a enaltecer a arte pública na cidade e se manifestasse de forma a envolver a comunidade local, artistas locais e nacionais, com forte incidência nas zonas antigas da cidade. Saber mais: http://www.artintown.pt/
-
Conversas de RuaO Conversas na Rua promove intervenções de arte pública mural, em articulação com o património e a paisagem urbana, com o objetivo de estimular a participação, o diálogo, e a reflexão sobre a cidade. Datas de referência: início/meados de agosto. Duração aproximada: 3 semanas.
-
LX FactoryJunto ao rio, em Alcântara, o Lx Factory inclui várias obras. Este é um espaço ex-industrial, sendo uma ilha criativa ocupada por empresas e profissionais da indústria também tem sido cenário de um diverso leque de acontecimentos nas áreas da moda, publicidade, comunicação, multimédia, arte, arquitetura ou música. Saber mais: https://lxfactory.com.
-
MarvilaA segunda edição do Festival Muro impulsionou a arte urbana de Marvila, transformando 17 paredes laterais de prédios em 17 telas de grandes dimensões, contando com a intervenção de artistas portugueses e internacionais. Hoje, trata-se de uma autêntica galeria a céu aberto. Visite o Bairro das Salgadas, a Quinta Marquês de Abrantes e o Bairro da Quinta do Chalé.
-
MontijoO Montijo tem vindo a incentivar a arte urbana, abrindo concursos para a execução de grandes murais.
-
Mostra de Graffiti de AlmadaO evento já tem oito edições, e promove e dá a conhecer várias vertentes da cultura urbana: ao graffiti junta-se música, dança, skate, entre outras atividades e uma zona de street food. Datas de referência: início de setembro. Duração aproximada: 2 dias.
-
Muro – Festival de Arte Urbana de LisboaO festival inclui pinturas ao vivo, de artistas nacionais e estrangeiros, conferências, cinema, oficinas, música e animação de rua. Datas de referência: finais de maio. Duração aproximada: 4 dias.
-
Quinta do MochoA Quinta do Mocho é a maior galeria de arte urbana em Portugal, contando com mais de 40 obras de arte, resultado de intervenções artísticas de portugueses e estrangeiros que pintaram as ruas do bairro, contando histórias de vida de quem o habita.
-
SeixalO município promoveu a intervenção artística durante vários anos, por exemplo através do Seixal Graffiti, que contou com várias edições, iniciadas em 2001. Hoje, o Seixal é um concelho de arte urbana, pintado por artistas locais, nacionais e internacionais. O festival À Babuja representa a continuidade desta ideia.
-
SetúbalEm Setúbal existe uma mini-galeria de arte urbana, que resultou do Cara ou Coroa Street Art Festival, reunindo o trabalho de 9 artistas, exposto ao longo de prédios coloridos.
-
UnderdogsA Underdogs tem uma galeria no Braço de Prata e oferece um programa de arte urbana que visa os trabalhos de artistas da Underdogs por toda a AML. Saber mais: http://www.under-dogs.net/public-art/